sábado, 14 de março de 2015

ABAS, TE QUERO COM ABAS


Um dos recursos que eu mais queria para o blog são as abas.
Não é só um desejo meu, elas estão em sites, blogs de todas as áreas.  Como colocar esse recurso no meu blog era minha pergunta.
Aba é útil para organizar os assuntos em blocos maiores, dar outra cara ao blog ou site.


No ano passado, durante oficina de Criação de Blogs no Sesc Campinas | SP eu fui surpreendida, a ideia surgiu na conversa e a coordenadora Célia apresentou uma alternativa simples que me agradou muito.
Existem outras, umas mais complicadas, que a gente tem de mexer com uma parte da estrutura do blog que é o HTML. Se você, enquanto estão escrevendo uma postagem, olhar para a barra à sua esquerda, vai ver um botão HTML. Clicando nele são levados a algo semelhante a isso


preciso ter um cuidado para fazer isso com o  risco de danificar a postagem, causar erros e aí toca refazer o texto, recolocar imagens.
Quando digo "mexer" é porque vai ser preciso copiar e colar um código disponível em alguns sites para conseguir as tais abas.
IEu já mexi no HTML em postagens minhas, como na MinHa BIEnal 31_Desenhos, na qual coloquei fotografias de obras uma ao lado da outra. Acabo de notar que não expliquei aqui como fiz isso ainda.
Então eu não vou falar nessas possibilidades mais complicadas por hoje,  e sim do que usei para as abas do blog de teste.
Lembrando que é muito bom ter um blog de teste para aprender a mexer com os recursos, pois,se houver problema, a gente pode ficar mais à vontade para consertar.
É o seguinte, você vai clicar em Design na barra superior de seu blog, à sua direita,



aí abre a página onde você vai clicar em Layout,  na coluna à esquerda



No meu caso, eu já fiz o procedimento, onde agora está escrito Marcadores na imagem, antes de eu completar o procedimento estava escrito Adicionar um Gadjet, como dá para ver na coluna que está marcada em vermelho.
Eu cliquei e abriu uma janelinha com uma lista de Gadets, que são elementos que, no blog, podem nos ajudar a organizar melhor as informações nele, como este que vai nos permitir usar Abas ou o que mostra quem são as pessoas que seguem o blog, o gadjet Seguidores, que chamei de Quem me acompanha.
A janelinha


basta rolar e vai encontrar a opção Marcadores


Nova clicada e  mais janela que se abre



Aqui é que é bom prestar atenção ao que vou dizer, porque você vai escolher entre opções e cada uma delas vai determinar um resultado diferente.
Veja que há duas opções logo de cara: Todos os marcadores e Marcadores selecionados.
Se quiser pode manter na primeira opção e aí pode ter um problema, pois quantos forem os seus marcadores este será também o número de abas.
É assim, dê só uma olhada em parte da  nuvem de marcadores do meu blog oficial, que ainda vai passar por uma reformulação porque não é mais informativo de fato


Consegue imaginar um blog com tantas abas?
Melhor nem tentar, seria uma aba para cada um deles, são muitos. Então é aconselhável selecionar, agrupar as postagens sob uma quantidade menor de marcadores de abas

Vai marcar a opção Marcadores selecionados e clicar em Editar. Aí desmarca alguns.
Foi o que fiz neste blog de teste, ficando com apenas três marcadores: Blog de teste, Ferramentas de Web, e Recursos para Blogger


Isso dá ao visitante do blog a opção de ir aos marcadores ou às abas para ver tudo.
Acho que dá uma cara boa ao blog, além da utilidade.
Ah, tem de salvar as decisões tomadas, clicando no botão laranja e passar a incluir em cada postagem também o marcador de aba ou marcadores, pois pode haver necessidade de a postagem fazer parte de mais de um assunto




Mais uma informação. Você pode usar um marcador preexistente também para a aba, mas pode criar um marcador especificamente para a aba, não se esquecendo de ir às postagens mais antigas para colocar esse marcador de aba nela.
As abas também são chamadas de Menu Horizontal.
Quando eu for mexer na nuvem de marcadores, essa que fica na coluna à direita no blog, volto a escrever. Há vários modos de elaborar isso para servir de guia para o visitante.
Havendo dúvidas ou sugestões, é só deixar um comentário abaixo.

Abraços,

Marga










 






Nenhum comentário:

Postar um comentário