quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

CABEÇA DE BLOG




Estou devendo postagens por aqui, mas é que visitei umas exposições em São Paulo | SP e estou na escrita sobre elas.
Uma exposição foi a Bienal de São Paulo, uma exposição de exposições e haja escrever para dar conta de tanta arte vista!
Quem quiser dar uma espiada já tem duas postagens, uma antes do final do evento, na verdade no último dia, a MinHa bIEnal 31 e,  já começando a contar detalhes do que vi MinHa BIEnal 31_Desenhos.
E vem mais, porque a minha bienal continua.
Mas aqui o assunto é o novo cabeçalho do blog, testado neste e vamos ver se vai ser levado ao principal.
O blog está de modelo novo também, isso experimentei faz um tempo e ainda não comentei com vocês. Quis um fundo neutro, e que tudo ficasse em um bloco só, as postagens e os elementos da barra lateral, como ainda pode ser visto no blog principal




Não vou me deter nessa mudança, fica para a postagem que já está sendo escrita e precisa de uns ajustes que é para ficar claro como se faz para personalizar o modelo, pois com o template do que jeito que fica assim que se muda



este é o fundo padrão do modelo Picture Window, que não tem nada a ver com o que escrevo, mostro aqui ou no outro blog.
Canso de ver blogs com o fundo carregado de imagens e sem relação com o assunto tratado, ou mesmo todos usando o mesmo fundo, o que não dá um caráter um pouco mais pessoal ao seu blog.
Gosto de fundo neutro, o escuro é sempre uma opção pra mim.
Mas e o cabeçalho?
Basta olhar para cima e ver o espaço onde está o meu nome de artista e notar que ele está deslocado para um canto. Isso me incomodava, queria centralizado, mas foi ficando desse jeito especialmente pelas trocas de modelos.
Hoje me deu vontade de mexer nisso e mudei e procurei deixar do jeito desejado com algumas operações.
Primeiro tenho de falar que não uso o recurso disponível no blog


pois clicando em Layout [ver em laranja na coluna à esquerda], depois de aberta uma página como essa da figura, vai ver o Cabeçalho e clicar em Editar e vai abrir uma janela. Ali está o  Título do blog, no meu caso, Marga Ledora Teste. Se eu quiser é este o nome que vai aparecer desse modo




e também pode acrescentar uma descrição do blog


Eu não simpatizo com essa aparência, por isso, como sou artista e lido um pouco com editores de imagem, pego uma imagem minha, escrevo o nome do blog sobre ela e uso como Cabeçalho. Isso é ou pode ser mais trabalhoso até, mas faço com gosto!
Não pensem que acertei a largura do Cabeçalho de primeira, criei a imagem com o nome, percebi que ficou menor e procurei na internet um modo de centralizá-la, o que achei sem demora no Just Dreamy.
Nna tentativa inicial ficou maior, me esqueci de ver como havia personalizado o modelo e saber quantos pixels ele tinha de ter de largura e o resultado foi



Para encurtar conversa, conto como se chega ao botão Personalizar




clicar na coluna da direita na palavra Modelo, aguardar e logo aparece o botão PERSONALIZAR. Clicando nele, abre o Designer de Modelo e, a seguir, o clique tem de ser em Ajustar Larguras




Acima dele está o botão de Plano de Fundo, prestem atenção nisso, porque é nele que resolvemos a questão do tipo de fundo que queremos em nosso blog. Bem, deixem eu voltar ao Cabeçalho.
Falamos em larguras, no botão de Ajustar Larguras, é que damos uma olhada no aspecto das medidas do do blog todo e da barra lateral. O que me interessa é a largura Todo o blog, que determinei depois de olhar na parte inferior da página, onde, enquanto mexemos nessa largura, já vamos tendo uma ideia de como vai ficar se aumentarmos ou diminuirmos as medidas na barra horizontal maior. Determinei que seja de 1220 pixels para ficar bem "acondicionado" na página o blog.
Lembrada a medida, eu parti para seguir o que li no Just Dreamy, a sugestão ali é fazer dois arquivos, um com a imagem que se quer e outro maior e transparente, assim





as bordas xadrez são o lugar da transparência, eu centralizei minha imagem sobre ela. Este é um processo à parte, tem de saber mexer com um editor, nem que seja um simples como o GIMP. Ou, pode pegar uma imagem, foto da internet com o cuidado de dar a fonte ou o autor em algum ponto visível do blog.
Eu escrevo sobre a imagem também num editor de imagem, escolho a fonte, a cor, o tamanho dela e a posição onde devem ficar as palavras, por isso, quando vou editar o cabeçalho, na janela que se abre escolho a opção de não deixar o titulo visível


e salvo. Não esquecer de voltar ao Layout e Salvar a organização e só depois disso Sair do blog, do contrário você não efetiva as alterações feitas.
Falei de tantas coisas que não estou certa de ter deixado claro, portanto, havendo dúvidas, perguntem, ok?
Ficou faltando dizer que o arquivo de imagem transparente tem 1220 pixels de largura, como o Todo do Blog e tiver de acertar minha imagem sobre esse arquivo, um procedimento no GIMP. Também tenho de verificar por que razão as bordas transparentes ficaram pretas., mas aí está o blog de cabeça nova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário