terça-feira, 10 de junho de 2014

B de Blogger


O que se vê nas abas do navegador em azul e vermelho é um teste, um retalho de foto

Ainda vai ser com meu nome
e quadrado, do contrário, não é aceito, não se encaixa na posição de Favicon.
É mais uma descoberta recente do legal que é ter um favicon personalizado no blog. Aliás, eu não sabia o que era isso, para ser sincera. Aprendi assistindo a aulas gratuitas de Wordpress*
no final do mês passado num site de cursos online chamado Eduk. Foi Ludy Amano quem falou o que era exatamente o favicon.
No template, que é como se referem ao modelo quem entende do assunto e prefere usar o termo em inglês, há uma estrutura invisível, é o Layout
 A gente escolhe uma imagem com formato quadrado de até 100 Kb. Uma observação que faço é a de o Blogger podia dar as medidas em pixels em vez de determinar o tamanho máximo do arquivo que cabe ali. Depois clica em editar, abre uma janelinha, pede para procurar no computador a imagem desejada e preparada no formato pedido e logo ela vai subir, é o upload do arquivo. Salve e peça para visualizar, a página do blog vai abrir e, se gostou, é só clicar Salvar organização,
Quero falar em outras postagens sobre Blogger e  Wordpress. Ambos são o que chamam de plataforma. Não achei uma definição da palavra plataforma para esse caso, mas é a estrutura onde colocamos os dados de nossos blogs e sites. A web é uma imensa plataforma, bota imensa nisto.
Estou pesquisando opiniões sobre as duas plataformas, os argumentos para desqualificar o Blogger e incensar o Wordpress, plataforma que tem uma versão paga e outra gratuita e que para ter todas os recursos tão alardeados é preciso comprar domínio e pagar por hospedagem, além de ser mais complexo para se criar um blog ou site nela.
Já descobri que existem muito mais plataformas disponíveis do que podia imaginar e que é bom a gente pensar qual vai ser o tipo de blog ou site que se quer, se de vendas, profissional, cultural, para postar novidades para os amigos etc.
E mais, é essencial ter em mente que um blog ou site bonitinho, cheio de botões para o visitante/cliente clicar mas sem conteúdo não vale nada!
Conteúdo é rei, como disse Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft!**
Ah,o Favicon pessoal eu usei, em princípio, sem jeito devo admitir, para dar uma cara menos blogger.
Mas é gostoso poder personalizar o blog!


_______

* Aqui está o link do curso que você compra o direito de assisti-lo online sempre que quiser. Não sei como isso funciona,     nunca comprei curso da Eduk nem tentei assistir clicando no botão verde


 Assisto nos dias em que tenho certeza de que é gratuito, que não vou me comprometer de adquirir o curso. Não simpatizei com esse negócio de ficar online e não ser enviado o curso num DVD, ou poder fazer o download dele. Nas aulas gratuitas tem havido transmissão ruim, com interrupções e mesmo ficando fora do ar, as pessoas reclamam e o conselho é comprar. Seus cursos são muito bons, de qualidade, não estou colocando isso em dúvida, conto o que vivi e sei de outras pessoas que passaram pelo mesmo problema durante as aulas gratuitas.

** Participei da Oficina de Produção de Conteúdo e Curadoria de Web com a coordenadora Larissa Meo recentemente e foi ela quem citou a frase de Bill Gates.
Ainda vou comentar, contar o que rolou nessa oficina e o que aprendi. Já posso adiantar que ter participado dela tem muito a ver com ter dado início à reforma do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário